Web Summit premeia projeto de combate ao plástico nos oceanos

Web Summit premeia projeto de combate ao plástico nos oceanos

2020-12-06

A 1.ª edição do concurso “AI Moonshot Challenge” distinguiu o projeto SMART, que envolve o LSTS/FEUP. Prémio de 500 mil euros será aplicado no combate à acumulação de plástico no oceano.

O projeto SMART, que agrega investigadores de cinco instituições portuguesas – entre as quais o Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas (LSTS) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – é o vencedor da 1.ª edição do concurso “AI Moonshot Challenge” promovido pela Web Summit. São 500 mil euros para desenvolver um projeto de combate à poluição – nomeadamente ao plástico – nos oceanos.

“Estima-se que 80% dos detritos flutuantes presentes no oceano sejam de material plástico, situação que representa uma grave ameaça não só para a vida marinha, mas também para a saúde humana. O nosso objetivo é, portanto, fazer convergir técnicas de inteligência artificial, modelação, robótica e observação remota, para garantir a identificação e seguimento de micro-plásticos”, explica João Tasso, diretor do LSTS.

O investigador da Faculdade de Engenharia destaca também a forma orgânica e simples que deu origem a este projeto, num compromisso sério de resolução de um dos principais desafios da atualidade e que “só pode ser equacionado na base da cooperação nacional e internacional”.

Por Raquel Pires / FEUP

Ver notícia completa: